quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como fotografar animais de estimação

Gato


Fotografar os seus animais de estimação pode ser um desafio, mas no final valerá a pena. Enquanto este “como fazer” presume que queira fotografar o seu cão ou gato, muito do que é abaixo indicado pode também ser aplicado a qualquer tipo de animal de estimação.


Com o animal relaxado


Descubra a altura em que o seu animal de estimação está mais relaxado. Se souber que depois de comer o seu cão fica hiperactivo, então essa não é uma boa altura para o fotografar. A parte mais difícil de fotografar cães ou gatos é fazer com que eles fiquem parados o tempo suficiente para os fotografar.


Ao nível dos olhos


Ponha-se de joelhos ou incline-se. Uma boa fotografia dos seus animais de estimação será ao nível dos olhos deles e não dos seus, estando os olhos deles a olhar para cima para si (também é aplicável a crianças pequenas.)


Modo “Desporto”


Se a câmara tiver o modo “desporto”, active-o. Pode ser necessária para um animal de estimação imprevidente que nunca pára quieto. Colocar a câmara no modo desporto faz duas coisas:
  1. Utiliza uma velocidade do obturador mais rápida para “paralisar” o objecto da foto. Se o seu animal de estimação está a mexer-se, uma velocidade do obturador mais lenta pode deixar com que fique com uma mancha na fotografia.
  2. Utiliza um sistema de focalização especial que ajusta constantemente o foco da câmara. Sem isto a câmara foca uma vez e mantém dessa maneira. Se o seu foco se mantém no animal de estimação e ele mexe-se pode acabar por ficar com uma fotografia desfocada.

Ambiente natural


Fotografe o seu animal de estimação no seu ambiente natural. Se o seu gato passa todo o tempo no sofá, então esse é o melhor local para fotografar. Se o seu cão passa todo o tempo no pátio, então esse é o melhor local para fotografar.


Impressão da fotografia


Assim que tiver a sua fotografia digital, necessita de a imprimir para a poder exibir. Se tiver uma impressora de jacto de tinta, então você mesmo pode facilmente imprimir utilizando o software da câmara digital.

Como funciona a impressora térmica

impressora térmica é mais utilizada por empresas que necessitam de técnicas e estratégias relacionadas a automação comercial, como supermercados, hospitais e indústrias. Sua função é imprimir etiquetas, recibos, código de barras, extratos, entre outros.
Justamente por ter uma função tão específica, a impressora térmica possui algumas diferenças, quando comparadas com as tradicionais, começando pelo papel térmico utilizado para as impressões. Este tipo de papel é parecido com os utilizados em máquinas de fax e possui uma química que possibilita sua mudança de cor quando exposto ao sol. Além disso, não é necessário cartucho, a impressão é feita através do aquecimento do papel, tornando escuro os locais aquecidos, o que produz a imagem ou texto. Algumas impressoras térmicas são bicolocres, ou seja, são capazes de imprimir em uma cor adicional, além do preto.
Entre as vantagens deste equipamento, podemos destacar a rapidez na impressão e a economia, já que não são necessários gastos com cartuchos ou toners. Justamente pela velocidade da impressão, a máquina é indicada para empresas que trabalham com automação comercial, já que facilita a emissão de notas e comprovantes, permitindo que funcionários possam prestar um atendimento mais rápido e eficiente.

Fotografia Conceitual

Na fotografia conceitual o artista manipula elementos fotográficos com o intuito de ilustrar uma ideia. O termo “fotografia conceitual” foi criado na década de 60 e no passado era mais comumente usado na área da publicidade. Com o passar do tempo, os softwares de edição foram melhorando, e cada vez mais os fotógrafos puderam experimentar e criar fotografias de forma conceitual.

Fotografia Conceitual
Fotografia Conceitualfotografia conceitualfotografia artisticadicas de fotografiadicas de fotografiadicas de fotografiadicas de fotografiacomo fotografarcomo fotografar

Fotografia de rua, tudo que você precisa saber

Um dos motivos que me fizeram começar este blog foi a vontade de compartilhar as coisas que aprendi. Não tive treinamento formal, tudo o que sei aprendi sozinho ou com amigos (mesmo com a certeza de que ainda tenho MUITO a aprender). É claro que a facilidade de acesso a inspiração e material de aprendizado na internet tem facilitado a vida de todo mundo, mas também tem ajudado a aumentar a concorrência.
Sem os muitos blogs espalhados pela internet, eu não seria o fotografo que sou hoje. Sigo alguns fotógrafos que gosto e estou sempre tentando aprender novas técnicas, mas tem coisas que a gente só aprende fazendo. Acredito que todo fotografo em algum ponto teve que superar o medo de fotografar pessoas que não conhece, gente que você nunca viu antes mas morre de vontade de fotografar, pessoas na rua.
Como fazer isso?! Pedir? Usar uma supertele? 

Fotografar e correr?!
Acredito que não exista uma resposta definitiva, mas aqui vou relatar algumas coisas que aprendi, dicas do que fazer e não fazer.
fotografia de rua no metro

1. Use uma lente fixa (Prime).

O objetivo da fotografia de rua é retratar a interação entre nós, seres humanos, e o meio físico. Como no fotojornalismo, a intenção é resgatar o sentimento de um acontecimento, um local ou uma comunidade. Cenas inusitadas ou engraçadas também valem, as oportunidades são infinitas e para isso temos que estar sempre prontos.
Eu prefiro lentes fixas porque elas focam mais rápido, e por não terem “zoom” eu não perco muito tempo ajustando a composição. O tamanho da lente também ajuda, por exemplo, uma 50mm é bem menos chamativa que uma 24-105mm. Quanto mais discreto melhor. Para saber mais sobre as vantagens de fotografar com uma lente fixa leia o nosso artigo sobre as lentes 50mm.
fotografia de rua em protestos

2. Fotografe no modo A (Nikon) ou Av (Canon).

Quanto menos ajustes melhor. Você vai estar fotografando ao ar livre onde a luz muda a cada passo, ter que ajustar a câmera entre cada disparo não ajuda. Eu uso o modo Av quase o tempo todo, se preciso deixar a cena mais escura ou clara eu mudo a “compensação de exposição”, o botão normalmente é aquele quadradinho com um +/- .
fotografia de rua com casais

3. Seja confiante e respeitoso.

Você não está fazendo nada de errado, mas se alguém der a entender que não quer ser fotografado, não fotografe! Tudo bem que você está em local público, e pode fotografar o que quiser, mas o mais importante é ser cordial e respeitoso (só lembrando que você não deve NUNCA usar essas fotos comercialmente tem uma autorização oficial da pessoa). Outra coisa a evitar é fotografar pessoas em situações vulneráveis ou constrangedoras, tente colocar-se no lugar dessas pessoas, você gostaria de ser fotografado assim?
Fotografia de rua - Retratos

4. Comece em uma multidão.

Em multidões você fica invisível! Em shows, feiras ou manifestações é muito mais difícil as pessoas te notarem, dessa forma você vai ficando mais confortável e vai se acostumando a fotografar estranhos. Artistas de rua também são uma ótima opção para quem está começando, eles já estão acostamos a serem fotografados. Só não se esqueça que eles estão trabalhando, então seja generoso e deixe uma moedinha.
Fotografia de rua

5. Retratos na rua.

Se você vê alguém interessante, não hesite me pedir permissão para tirar uma foto. Converse com a pessoa, mostre a foto, agradeça e tente explicar o motivo dela ter chamado a sua atenção. Também elogie, todo mundo adora um elogio!
Fotografia de rua no metro

6. Fotografando crianças

Basicamente, em um local público, você tem todo o direito de fotografar quem quiser. Mesmo assim, é uma boa ideia ter o consentimento dos pais primeiro. Um jeito de fazer isso (que funciona 90% das vezes), é mostrar a câmera para um dos pais e sorrindo, fazer um sinal deixando a entender que você quer fotografar a criança, se eles derem  a confirmação, fotografe e agradeça.
Fotografia de rua - mendigo

7. É a sua visão.

Não deixe ninguém te dizer o que é ou não é fotografia de rua, que câmera ou técnicas usar. Todo fotografo de rua tem seu estilo e suas ideias, nada esta errado. O importante é transmitir claramente a mensagem que você quer passar, contar a história passando as emoções da cena ao espectador. É como se a sua câmera fosse uma extensão dos seus olhos, ela permite que você compartilhe como os outros asua visão do mundo. Confie nos seus instintos e divirta-se!
fotografia de rua

3 DICAS DE FOTOGRAFIA NOTURNA

DICAS DE FOTOGRAFIA NOTURNA 

A fotografia noturna é mesmo de encantar. Aqueles brilho na imagem ou o rastro bem definido de luz dão um encanto e um toque especial a fotografia. 
Não é difícil fotografar a noite, você só precisa saber de alguns detalhes para ajustar ou posicionar sua câmera. 

1° DICA DE FOTOGRAFIA – TRIPÉ 

De noite temos pouca luz, certo? Muitas vezes mesmo que optar por subir o ISO(o que não recomendo se estiver com um tripé, a não ser que goste dos granulados na sua imagem, pois pode ser seu diferencial estético) , você precisa aumentar o tempo do obturador, pois será uma exposição longa, então qualquer suspiro borra a imagem e ela fica inviável. 
Para te dar estabilidade para sua fotografia noturna é imprescindível o uso do tripé. Não precisa ser um tripé enorme e pesado, porque eu sei como é ruim e como chama atenção ficar carregando um tripé na rua, muitas vezes sozinho. 
Você pode também optar se estiver sem tripé por colocar a câmera em uma base firme, em cima de algo ou até mesmo posicioná-la no chão. Dá certo, mas você ira ficar muito limitado nos seus movimentos e enquadramentos, o ideal é ter um tripé. Ele ira te dar flexibilidade e suas fotografias com certeza darão um salto na qualidade. 
Desligue o estabilizador de imagem da sua câmera sempre que estiver fotografando com tripé. Ele é um facilitador somente com a câmera na mão, no tripé ele deixa como se estivesse tremido, pois essa função fica tentando captar o tremido e acaba ficando confusa. 
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 4

2° DICA DE FOTOGRAFIA – TEMPORIZADOR 

Ótimo sua câmera já está no tripé, você já definiu obturador, diafragma, ISO, onde deseja o foco… agora você precisa clicar, correto? 
Correto, mas se clicar direto na câmera ira ficar tudo borrado. Mesmo a câmera estando no tripé um simples apertar de botão em uma exposição longa(obturador maior tempo aberto) pode borrar a imagem. 
Para resolver isso sem precisar comprar nenhum item adicional é só colocar sua câmera no temporizador, apertar o botão de clique, esperar os segundinhos e pronto ela fotografa sem você encostar na câmera novamente. 
Você pode optar por comprar  um disparador ou um controle remoto para sua câmera, mas acredito que tudo depende do quanto ira precisar fotografar a noite ou a distancia. Isso vai da sua necessidade. 
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 1

3 ° dica de fotografia - profundidade de 

campo

DE CAMPO

 Essa dica está mais ligada a estética, conceito e olhar fotográfico e isso cada um tem o seu e desenvolve conforme o seu gosto, mas quero deixar uma dica para quem está construindo esse olhar ou quer testar novas possibilidades. 
Se seu interesse for deixar as luzes bem nítidas, trabalhe com uma longa profundidade de campo, assim você ira manter uma grande proporção de objetos focados. Para fazer isso é só trabalhar com o diafragma mais fechado. 
Boa essa dica né? Muitas vezes na fotografia noturna a preocupação é em ter luminosidade e a opção seria abrir o diafragma, assim perdendo profundidade de campo, mas se trabalhar com o obturador mais lento é possível fechar mais o diafragma.
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas  

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Instax é uma marca de câmeras e filmes ainda instantâneas comercializados pela Fujifilm desde o final da década de 1990. Existem dois formatos de filme Instax e câmeras - o formato original "wide ", que dá uma imagem de aproximadamente 60 milímetros x 99 milímetros , e um " mini" formato de 62 milímetros x 46 milímetros .
Os filmes e câmeras são baseadas nas melhorias Kodak feitas ao sistema de filme instantâneo SX -70 da Polaroid nas câmeras de filme instantâneo que vendeu na década de 1970 e 1980, ou seja, a capacidade de expor o filme , através da parte traseira da fotografia , bem como a reversão de a ordem das camadas de corante para que o desenvolvimento da camada de azul é visível em primeiro lugar. Como resultado dessas mudanças a imagem não precisa ser tomada através de um espelho de reflexo , a fim de reverter a imagem ( como todas as câmeras de filme Polaroid fazer integrais ) e equilíbrio de cores e faixa tonal são melhoradas ao longo integrais filmes Polaroid instantâneas. Assim a decisão da Fuji para integrar as molas da placa de pressão e fontes de energia elétrica para os corpos de câmera , em vez de o próprio pacote de filme descartável ajuda a tornar o sistema mais econômico Instax por exposição do que seus equivalentes da Polaroid .
Apesar de o próprio Kodak cessou a produção de câmeras de filme instantâneo quando foi processado com sucesso por Polaroid por violação de patente , as câmeras Instax foram feitos e comercializados com autorização da Polaroid e como resultado não poderia ser oficialmente distribuído em determinados territórios , como os EUA , até que o original Polaroid patentes expiraram em meados de 1990 . Com Polaroid cessar a produção de filmes instantâneos em 2008 , o sistema foi o sistema Instax filme instantâneo único integrante da produção até que o projeto Impossível lançou seu próprio filme integral no início de 2010. O sistema Mini Instax agora também é comercializado pelo proprietário dos direitos de Polaroid como Polaroid 300 .


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Guia Definitivo da Fotografia HDR

O que é HDR?

O que chamamos hoje de HDR é uma técnica que – simplificando ao máximo – faz fotos terem o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo.
Essa técnica já é usada a muito tempo, inclusive com filme. Mas é com o digital que ela ganhou força, sendo mais fácil aplicá-la em diversas situações.

Como utilizar essa técnica?

Para uma HDR legítima é preciso tirar pelo menos 3 fotos com exposições diferentes da cena, utilizar um aplicativo específico (Photomatix, Photoshop, etc) para juntar esssas exposições e depois fazer diversos ajustes finos na imagem final.
Essas necessidades tornam a técnica um pouquinho complicada, mas não impossível ;)
Dá pra fazer só com uma foto? Sim – mas existem limites e a qualidade final da imagem vai cair. Dá pra fazer sem o cuidado de um tripé? Dá – mas as chances de aparecerem aberrações serão maiores. Dá pra fazer com uma câmera simples? Sim – mas as compactas não oferecem algumas facilidades na hora de tirar as fotos.
Mas o mais complicado não é a criação da HDR em si, e sim usar a situação ideal. O pecado de muitas HDRs que vemos por aí é o uso exagerado e muitas vezes sem necessidade da técnica.

Resumindo

Para criar uma foto com um Alcance Dinâmico Altíssimo (que é a HDR) nós tiramos três fotos que peguem os detalhes de toda a imagem:
E juntamos elas em uma só:

Os dias da fotografia e a história da fotografia

Dia Mundial da Fotografia

dia mundial da fotografia é comemorado em 19 de Agosto pois nesta data, em 1839, foi feito o anúncio oficial da invenção da fotografia pelo governo francês . A técnica fotográfica, em si, já existia. Na Grécia antiga, por exemplo, já existiam relatos sobre câmaras escuras e suas reproduções de imagens . Mas foi somente em 1839 que a primeira câmera fotográfica com um sistema moderno de fotografia permanente foi refinada e mostrada. Ela se chamava daguerreotype, nome vindo do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre.
A primeira notícia sobre fotografia apareceu no jornal Gazette de France, em 06 de janeiro de 1839 – um pouco antes do governo francês anunciar a descoberta de Daguerre. 
Embora existam controvérsias dizendo que outros inventores também criaram a fotografia (inclusive um francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence) o anúncio da invenção de Daguerre é que marca o dia mundial da fotografia.

Dia Nacional da Fotografia

Já o dia nacional da fotografia possui bem menos fontes. Inclusive existem várias datas comemoradas ao redor do país. A data considerada na maioria dos calendários oficiais é dia 8 de janeiro. Alguns documentos mostram que o Daguerreotype chegou aqui no dia 16/01/1840. De qualquer forma, foi em janeiro de 1840 que a fotografia chegou ao Brasil e por isso nosso dia nacional do fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro.  
Acima a primeira foto tirada no Brasil com o Daguerreotype, de Louis Compte.

Dicas para realizar um Ensaio Infantil

Bebês

Ensaio Infantil Dicas para realizar um Ensaio Infantil
  1. O bebê tem horário regrado para tudo, portanto certifique-se sempre de que ele está alimentado e com o sono em dia. Converse com os pais e esclareça todos estes detalhes. Os bebês precisam se sentir bem na hora dos clicks.
  2. Se for fotografar em estúdio, faça um teste antes com os flashes. Avise os pais e dispare o flash uma vez e observe como o bebê reage. A maioria não se incomoda, geralmente porque os pais tiram fotos com flash em casa, sendo assim alguns já estão acostumados. Se caso o bebê chorar é legal mudar de local, de preferência fotos externas com luz natural.
  3. Mantenha sempre os pais por perto e peça a eles que brinquem com o bebê durante o ensaio para que ele possa sorrir e se sentir seguro.
  4. Higienização é muito importante, tanto do estúdio quanto do fotógrafo. Lave sempre as mãos antes de tocar no bebê e não se esqueça de aquecer o estúdio antes de começar a sessão. Os bebês precisam ficar em ambientes mais quentinhos.
  5. Peça aos pais para que levem algumas trocas de roupas e alguns brinquedos. Espalhe os brinquedos pelo estúdio, monte um cenário… Use a imaginação!
  6. Fotos do bebê somente com a parte de baixo seja ela uma calcinha de babadinhos, ou fraldas sempre ficam lindas!
  7. Não ultrapasse o limite de paciência dos bebês! Não faça muitas trocas de roupas, geralmente eles ficam incomodados e preferem ficar sem roupa. Quando você sentir uma situação parecida deixe-o a vontade até que se acalme.
  8. Alguns bebês a partir do 5º mês já conseguem levantar a cabecinha e sentar, portanto o fotógrafo tem mais opções de poses.
  9. Tanto no estúdio quanto em locais externos, procure sempre fazer uma composição ou iluminação suave, se tratando de um ensaio de bebê quanto mais o ambiente estiver claro e suave, mais rica ficará sua foto.

Crianças

Fotografia de Criança Dicas para realizar um Ensaio Infantil
  1. Todos os bebês e crianças precisam da atenção redobrada do fotógrafo, por isso sempre converse e brinque! Crianças com quase 2 anos para frente requer mais atenção ainda, pois eles já te observam, então atenção sempre e muito diálogo!
  2. Crianças a partir dos 4 anos tendem a se comunicar mais, por isso antes do ensaio fotográfico, se apresente: Diga seu nome, explique que você irá fotografá-la e que será muito divertido. Pergunte o nome do seu pequeno cliente, pergunte quantos anos tem e converse sobre assuntos do mundo dele: escolinha, brinquedos, desenhos animados, etc… Faça amizade!
  3. Analise juntamente com os pais o estilo e perfil da criança. O que mais a diverte, o que mais a agrada na hora de se vestir.
  4. Se a criança estiver muito tímida, experimente fazer uma brincadeira: Peça a ela que pule o mais alto que puder e fotografe. Assim, ela se sentirá mais a vontade e os sorrisos virão espontaneamente.
  5. E ao contrário dos tímidos, crianças sapecas demais tendem a correr sem parar e acabam dificultando o resultado do ensaio. Nesta situação, procure sempre a ajuda dos pais e converse com a criança. Mostre as fotos na sua câmera e diga como ficou linda e se ela poderia fazer outra pose legal como aquela. E assim vai, é tudo uma questão de paciência, diálogo e saber contornar as situações.
  6. Quanto mais natural a foto melhor o resultado. Na hora dos clicks, converse com a criança, deixe que ela se comunique, que conte sobre sua vida. Se mostre interessado, elogie sempre! Converse muito, peça a ela que mostre poses legais para te ensinar.
  7. Peça a ela que mostre a língua, que faça caretas, com certeza a criança vai se divertir e gargalhar e é neste momento que você deve entrar em ação rapidamente e fazer muitas fotos. Câmera digital e edição existem para isso, o momento é que importa, portanto, fotografe, fotografe e fotografe!!!
Ensaio Criança Dicas para realizar um Ensaio Infantil
As crianças são especiais. Elas são puras e possuem um alto nível de sensibilidade, se o fotógrafo gostar do que faz a criança vai sentir e se ele não gostar e fizer simplesmente por pura obrigação, ela também sentirá. Acho que o importante nessa história toda é o fotógrafo gostar de crianças, elas olham nos seus olhos e te respeitam se você mostrar respeito por elas primeiro.
O segredo é não forçar nada. O resultado do seu ensaio será frustrante se a criança sentir que o fotógrafo quer impor algo…
Na minha opinião e nas experiências que tive em fotografar crianças, sempre procurei me comunicar da maneira mais natural e simples possível, mantendo um diálogo descontraído e porque não num tom “adulto e moderno”?  Sem aquele tom infantil demais… As crianças de hoje são bastante evoluídas e precisamos acompanhar este processo para não ficarmos pra trás e virarmos “o tio (a) chato e sem graça”. Aliás, deixe que a criança te chame do jeito que ela achar mais legal e fácil pra ela.
Na verdade todo fotógrafo precisa ter um “pezinho” ali na psicologia, ter sensibilidade para olhar seu cliente e extrair o melhor dele, sua essência…

10 dicas para aproveitar e cuidar das suas baterias

A fotografia digital depende totalmente de energia. Nossas câmeras enormes e complexas são completamente inúteis sem uma bateria carregada para fazê-las funcionar! Por isso, é bom cuidar e gerenciar bem das danadinhas:
1. Tenha mais de uma bateria. Além da bateria que veio com a câmera, compre pelo menos uma extra. Dependendo do tipo de trabalho que você faz é bom ter várias!
2. Compre as originais. Pague cento e poucos reais nas baterias originais. As xinglings não valem o desconto. Lembre-se que você depende totalmente da bateria. Se ela te deixar na mão, não há o que fazer.
3. Não abuse do LCD. Ele gasta bastante bateria e se você quer economizar é uma boa ideia diminuir o brilho da tela (use o histograma para checar a exposição) e desativar as visualizações automáticas de cada clique.
4. Carregue a bateria somente quando for usá-la. Mesmo guardada a bateria descarrega, por isso o ideal é carregá-la somente no dia do uso para aproveitar o máximo de sua capacidade.
5. Guarde-a fora da câmera. Mesmo com a câmera desligada a bateria solta energia. Só coloque a bateria na hora de usar.
6. Prefira guardá-la descarregada. Para aumentar o tempo de vida da bateria, guarde-a descarregada.
7. Use a capinha para saber se a bateria está carregada ou descarregada. Na hora de guardar a bateria que acabou de ser usada, use a capinha com o buraquinho na área cinza. Na hora de guardar na mochila a bateria que está carregada, coloque o buraquinho na área azul. Até onde sei somente as baterias da Canon possuem esse truque, mas já li alguns usuários de Nikon dizerem que suas capinhas também têm, cheque seu equipamento.
capinha-bateria
8. Veja o que realmente precisa usar na hora de focar. Sua lente também gasta bateria. Se não é necessário, você pode desligar o estabilizador de imagens. Você também pode desligar o AI servo (que faz foco automático o tempo inteiro). Se puder, desligue o bip que indica que o foco foi feito (ok, isso não ajuda a economizar muito a bateria, mas é irritante.)
9. Desligue a limpeza automática do sensor. Algumas câmeras fazem a limpeza automática do sensor toda vez que você a liga. Segundo os fabricantes o sensor é ligeiramente sacudido, removendo a poeira que grudou nele. Embora existam dúvidas da eficácia deste sistema, mesmo gostando dele não é preciso usá-lo o tempo todo. Se você não trocou de lentes durante o último uso, dificilmente vai precisar limpar o sensor novamente. Faça isso manualmente, usando o menu da câmera.
10. Use um leitor de cartão de memória para baixar as fotos. Ligar a câmera direto no seu computador usando o cabo USB para baixar as fotos é um péssimo método: enquanto você está baixando suas fotos a bateria está sendo usada, e se ela acabar no meio do processo os arquivos podem ser corrompidos. Se você se preocupa com as suas fotos, invista em um leitor de cartão de memória e evite o perigo.