quarta-feira, 9 de outubro de 2013

3 DICAS DE FOTOGRAFIA NOTURNA

DICAS DE FOTOGRAFIA NOTURNA 

A fotografia noturna é mesmo de encantar. Aqueles brilho na imagem ou o rastro bem definido de luz dão um encanto e um toque especial a fotografia. 
Não é difícil fotografar a noite, você só precisa saber de alguns detalhes para ajustar ou posicionar sua câmera. 

1° DICA DE FOTOGRAFIA – TRIPÉ 

De noite temos pouca luz, certo? Muitas vezes mesmo que optar por subir o ISO(o que não recomendo se estiver com um tripé, a não ser que goste dos granulados na sua imagem, pois pode ser seu diferencial estético) , você precisa aumentar o tempo do obturador, pois será uma exposição longa, então qualquer suspiro borra a imagem e ela fica inviável. 
Para te dar estabilidade para sua fotografia noturna é imprescindível o uso do tripé. Não precisa ser um tripé enorme e pesado, porque eu sei como é ruim e como chama atenção ficar carregando um tripé na rua, muitas vezes sozinho. 
Você pode também optar se estiver sem tripé por colocar a câmera em uma base firme, em cima de algo ou até mesmo posicioná-la no chão. Dá certo, mas você ira ficar muito limitado nos seus movimentos e enquadramentos, o ideal é ter um tripé. Ele ira te dar flexibilidade e suas fotografias com certeza darão um salto na qualidade. 
Desligue o estabilizador de imagem da sua câmera sempre que estiver fotografando com tripé. Ele é um facilitador somente com a câmera na mão, no tripé ele deixa como se estivesse tremido, pois essa função fica tentando captar o tremido e acaba ficando confusa. 
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 4

2° DICA DE FOTOGRAFIA – TEMPORIZADOR 

Ótimo sua câmera já está no tripé, você já definiu obturador, diafragma, ISO, onde deseja o foco… agora você precisa clicar, correto? 
Correto, mas se clicar direto na câmera ira ficar tudo borrado. Mesmo a câmera estando no tripé um simples apertar de botão em uma exposição longa(obturador maior tempo aberto) pode borrar a imagem. 
Para resolver isso sem precisar comprar nenhum item adicional é só colocar sua câmera no temporizador, apertar o botão de clique, esperar os segundinhos e pronto ela fotografa sem você encostar na câmera novamente. 
Você pode optar por comprar  um disparador ou um controle remoto para sua câmera, mas acredito que tudo depende do quanto ira precisar fotografar a noite ou a distancia. Isso vai da sua necessidade. 
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 1

3 ° dica de fotografia - profundidade de 

campo

DE CAMPO

 Essa dica está mais ligada a estética, conceito e olhar fotográfico e isso cada um tem o seu e desenvolve conforme o seu gosto, mas quero deixar uma dica para quem está construindo esse olhar ou quer testar novas possibilidades. 
Se seu interesse for deixar as luzes bem nítidas, trabalhe com uma longa profundidade de campo, assim você ira manter uma grande proporção de objetos focados. Para fazer isso é só trabalhar com o diafragma mais fechado. 
Boa essa dica né? Muitas vezes na fotografia noturna a preocupação é em ter luminosidade e a opção seria abrir o diafragma, assim perdendo profundidade de campo, mas se trabalhar com o obturador mais lento é possível fechar mais o diafragma.
3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário