quarta-feira, 23 de outubro de 2013

4 Dicas para diagramação de álbum de casamento




Deixando de lado os álbuns tradicionais de casamento com suas sedas e case, a fotografia de casamento ganhou um luxo, as encadernações. Temos infinitas opções para um álbum de casamento moderno, podemos optar pelo fotolivro, ou ainda, a laminação das fotos. Nos dias de hoje todos buscam os melhores recursos para desenvolver o trabalho da diagramação o que nada mais é do que a criação do design do álbum fotográfico.

Mas infelizmente muitos utilizam esses recursos de modo inadequado fazendo com que as fotografias não sejam valorizadas no seu contexto.

Não podemos confundir um casamento com uma história em quadrinhos, precisamos valorizar cada momento!

Preparei algumas dicas para quem está começando neste ramo da fotografias + design, afinal, diagramação de álbum é um assunto sério, pois trata-se de um pedaço de história que o editor final é você!


1 - Conhecer

É preciso conhecer seus noivos, conhecer a história de amor deles, saber se tem alguma cor preferida, alguma música que marcou a história deles, conhecer detalhes que possam ajudar na hora de diagramar o álbum. Tais detalhes são importantes para enriquecer este pedaço de história no qual irão levar para toda vida.




Observação sobre os tipos de noiva em relação ao design de álbum de Patrícia Figueira:


Noivas Detalhistas - querem participar de tudo desde o início escolhendo as fotos do álbum, definindo a foto da capa, a foto para fechar, sugerindo as montagens das páginas, cor de fundo, fotos em preto e branco etc. Quando percebo que a noiva se encaixa nessa categoria, finalizamos o álbum juntas, lado a lado, fazendo um diagramação em par. Funciona que é uma beleza e elas ficam felizes por demais. É mais rápido para sentir o que a noiva gosta ou não, pq ela está do nosso lado na finalização da diagramação.

Noivas Executivas - não têm tempo nem para escolher as fotos para o álbum, trabalham 16 horas por dia etc. Quando isso acontece, sugiro a escolha das fotos e faço um “draft” do álbum para ela validar. Não deixo a noiva sofrer da síndrome do papel em branco. Essa síndrome se manifesta quando a noiva não sabe nem por onde começar, está indecisa, é quase uma geminiana etc. Nessa hora, entro em ação e falo para ela deixar tudo por nossa conta. 

Noivas Intermediárias - não se encaixam nem nas Noivas Detalhistas, nem nas Noivas Executivas. Elas escolhem as fotos, dizendo quais são as fotos fundamentais e nós sugerimos uma diagramação contendo as fundamentais e mandamos para a validação.




2 – Fotografias

Opine sobre as fotografias que serão usadas na diagramação. A opinião dos clientes é importante, mas a sua visão de criação também precisa prevalecer.





3 – Tratamento

Quanto às imagens utilizadas, busque sempre não abusar dos efeitos, o tratamento aplicado nelas precisa não ofuscar o brilho e magia deste momento. Então quanto mais suave e delicado melhor. As fotografias preto e branco é um tiro certeiro, são perfeitas para quem buscar expressividade no álbum.




4 – Diagramar 

Na hora de criar o layout escolhe cores neutras como fundo (branco, preto e cinza), tais cores destacam melhor as fotografias. Mas, seus clientes são modernos e deixaram você abusar e brincar com cores alegre, aproveite! Crie e se divirta!

Não sobrecarregue as páginas com muitas fotos de forma bagunçada, tanta informação somente numa página e de forma errada pode confundir a visão, poluição visual não é nada legal. O que importa é a qualidade dos assuntos e dos momentos captadas pelas lentes das câmeras e organizadas de forma certa podem somar beleza ao álbum. 





"Tão importante quanto seu casamento, será a imagem que você vai guardar dele."


Fonte: Fotografe Uma Ideia! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário